Guia de estudos para concursos público nível médio e superior
Se você é do tipo de pessoa que fica perdido na hora de estudar para concursos, não sabe quais matérias deve estudar, por onde começar, quantas horas deve se dedicar por dia, como estudar de forma correta, benefícios das redes sociais para concursos públicos ou se elas podem te prejudicar você está no guia certo.
Para sanar essas dúvidas e algumas outras questões que esse guia foi escrito.
Com ele você terá um norte de forma resumida para compreender tudo o que precisa para com sabedoria e inteligência, obter sucesso em qualquer concurso público a nível médio e superior.
Este guia norteará contemplando concurseiros iniciantes aos mais experientes.
Leia com Concentração, Memorize Rápido e APRENDA com Facilidade todas as matérias do edital com um Especialista em neuroaprendizagem Renato Alves. Clique Aqui!
O que você vai aprender neste guia:
- Redes sociais versus concurso público
- As redes sociais ajudam ou atrapalham nos concursos públicos
- Como utilizar as redes sociais para concurso público
- Determinar seus objetivos de forma clara e objetiva
- Como alcançar motivação para estudar
- Desenvolver um bom hábito de estudo
- Quantas horas são ideais para aprovação em um concurso público
- Definir um cronograma de estudos
- Selecionar as matérias corretas para estudar
- Estudar com assertividade
- Como revisar todo o conteúdo estudado anteriormente
- Quanto tempo após estudar posso ser aprovado em um concurso público
Acompanhe o guia para descobrir os benefícios de estudar de forma organizada e assertiva para concursos públicos e conquistar uma aprovação.
Redes sociais versus concurso público
Você pode se questionar se as redes sociais beneficiam ou atrapalham os usuários que pretendem conquistar uma aprovação nos concursos públicos, e na minha franca opinião a resposta é: não.
O problema não está na ferramenta mas sim no mau uso que pode ser feito quando correlacionado ao objetivo de aprovação em um concurso público pelos usuários que não tenham limites.
Para conquistar a aprovação em um concurso público é necessário manter um equilíbrio, principalmente entre o uso das redes sociais e os estudos.
Você não precisa se isolar do mundo digital para manter o foco em ser aprovado em um concurso público.
Você pode utilizar as redes sociais ao seu benefício para se envolver com outros usuários que estejam em busca do mesmo objetivo que você, a aprovação, através de interação nas redes e troca de experiências, você pode pedir dicas, sugestões, opiniões.
Você pode também comprar seguidores para ter uma maior credibilidade e se tornar referência com autoridade sobre o assunto.
Você não precisa se tornar um alienado, como tão pouco, se excluir da sociedade, pode normalmente e moderadamente utilizar as redes sociais para seguir professores em disciplinas estudadas, seguir as bancas das provas de concursos públicos.
Seguindo um veículo de comunicação e mantendo-se informado sobre as novidades dos possíveis concursos.
Você pode comprar seguidor e ter um destaque maior na rede se tornando uma autoridade, criar um perfil sobre concursos públicos, divulgar informações e manter um engajamento com o público a respeito do assunto.
Existem aplicativos que monitoram e controlam o seu tempo de uso nas redes sociais para esses fins, auxiliando a manter a disciplina e foco mesmo utilizando as redes.
Dicas de como utilizar as redes sociais ao seu favor em concursos público
- Foque o seu perfil em concursos
- Siga bons perfis
- Use técnicas como a Pomodoro – 30 minutos de estudo para 5 minutos de distração
- Faça parte de grupos de estudo nas redes
Agora você também pode usar as redes sociais para ganhar dinheiro promovendo cursos online em qualquer nicho, exemplo: nicho na área da educação e concursos públicos.
Hotmart é umas das plataforma para ser um afiliado digital e faturar alto.
Como vencer nos estudos e alcançar aprovação em concurso público
Existem duas chaves para alcançar a aprovação em um concurso público, são elas respectivamente: motivação e disciplina.
A iniciativa é o poder de fazer acontecer, e você pode fazer acontecer, a habilidade é a transformação da intenção de fazer com que aconteça no desejo de ser feito, o desejo é a realização nas oportunidades de estudo e nos bons acontecimentos, como a aprovação, a motivação é quem determinará porque você estuda e a disciplina determinará a eficiência de se estudar.
Quem quer vencer em um concurso público e ter a garantia de estabilidade vitalícia deve unir essas duas chaves motivação e disciplina.
Você precisa traçar um objetivo e uma meta, pois são elas que auxiliarão a descobrir se você está caminhando na direção correta, para a aprovação desejada.
Quando você passa a estudar sem ter nenhum objetivo, sem ter um norte, sem objetivos traçados ou errados gera frustração, e as pesquisas apontam que é o que leva a muitos concurseiros desistirem da tão sonhada aprovação.
Podemos exemplificar aqui um objetivo bem comum e definido de forma errônea:
Muitas pessoas dizem que estão estudando para passar em um concurso, e você pode até ficar empolgado ao ouvir tal frase, mas esse é o pior objetivo pois nele contém inúmeras armadilhas.
- Se você está estudando para um qualquer concurso público vai concordar comigo que qualquer aprovação servirá, então significa que se fizer um concurso com uma média salarial medíocre estará realizado, afinal o objetivo é apenas passar em um concurso público, seja ele bom ou ruim para sua carreira. Faz sentido para você?
- A outra armadilha é a falta de determinação de tempo, vamos pensar que se você quer passar em um concurso público sem delimitar quando isso acontecerá significa que se for aprovado daqui a cem anos seu objetivo será concluído, então, estabeleça prazos.
Eu tenho absoluta certeza que além da ansiedade gerada você não gostaria de ficar exageradamente cem anos se preparando para uma aprovação em um concurso que consequentemente terá como citado na armadilha acima um salário medíocre, concorda comigo?
Espero que assim você tenha compreendido a importância de estabelecer metas e objetivos de forma clara para vencer em um concurso público que realmente almeja.
Objetivo de estudos:
- Prazo delimitado – você pode começar a pensar em quando, data, tempo, você vai tomar posse do cargo, quando você vai ser aprovado em determinado e específico concurso.
- Verificável – este objetivo é simples, você apenas precisa pensar em como vai saber quando alcançar esse objetivo, foque em ser aprovado e convocado para tomar posse do cargo escolhido, este objetivo precisa ser bem definido.
- Representativo – você pode compreender este objetivo como a especificidade com a definição do cargo, você deve planejar qual cargo você quer ocupar e qual salário vai receber como mérito de seus esforços.
Podemos utilizar um exemplo específico para maior entendimento:
Eu quero ser aprovado no cargo de perito no Instituto Médico Legal, na cidade de Salvador, em junho de 2021.
Quando você define seus objetivos de forma clara sua visão para o seu subconsciente é modificada, de tal maneira que a sua consciência expande aumentando a sua autoconfiança.
É por isso que definir os objetivos têm um papel primordial para aprovação em um concurso público.
Estudos comprovam que nosso cérebro é uma máquina de criação de padrões comportamentais, ele demanda o consumo de muita energia, e tudo que é considerado desnecessário é compensado com resguardo dessa energia para economizar, ou seja, se você estuda sem objetivos, seu cérebro não vê como utilidade e portanto não compensará o gasto de energia.
Quando você traça objetivos delimitados te auxilia a ter mais foco, por concentrar suas energias e suas chances crescem potencialmente, o contrário acontece quando você não mantém um foco, você fica tentando aprovação em qualquer concurso, e em qualquer edital aberto surge a empolgação consequentemente seguida de frustração por não ter conseguido aprovação.
Coloque em prática seus objetivos de forma clara e específica.
Após definir sua motivação é necessário ter constância e disciplina, para isso acompanhe as próximas dicas do que é necessário ser realizado para obter a aprovação em um concurso público de nível médio ou superior.
Dicas para manter a constância e disciplina ao estudar em busca da aprovação em concurso público
1) Hábitos de estudo – passar em um concurso público requer constância e dedicação nos estudos, se você observar ao questionar um concurseiro que foi aprovado com o que ele fez até conquistar seu objetivo, ele responderá que estudou todos os dias.
Sinapses e neurônios são transformados em cada novo aprendizado através da baía de mielina que é uma substância responsável facilitando o transporte eletroquímico de um neurônio a outro, então, quanto mais você aprende diariamente, mais você exercita e os transforma tornando este exercício uma conexão mais rápida entre os neurônios diariamente.
2) Ambiente de estudo adequado – após tomar consciência sobre a importância dos seus hábitos de estudo pense no ambiente ideal onde você estuda, você pode questionar qual o lugar que você consegue aprender melhor, pode perceber se é com silêncio, se é com música, em ambientes mais calmos ou agitados, tenha consciência de que o cérebro humano absorve tudo o que está ao seu redor, quando por exemplo você está estudando mas seus cérebro consegue captar através do seu inconsciente e outros sentidos tudo ao seu redor.
3)Tempo ideal de estudo diário – um questionamento tanto comum entre os concurseiros é quantas horas devem ser efetivas de estudo diário, e a resposta é de acordo com a sua individualidade, existem pessoas que se dedicam a estudar 9 a 12 horas por dia em busca da aprovação, já outras estudam 5 horas, o importante não é a comparação e sim o aprendizado, pois nada adiantará estudar muitas horas por dia e não absorver o conhecimento e ficar estudando sem concentração, foque em não se importar com quantas horas você estuda mas sim em quantas horas você aprendeu.
3) Definindo um cronograma de estudos – o cronograma de estudos para concurso público serve para manter uma organização na hora de estudar, você pode facilmente montar um simples cronograma tomando nota seus horários das suas atividades, preencha com alguns horários livres e com horários definidos e delimitados de estudo.
4) Matérias para estudar para os concursos – você poderá focar nas matérias de maior peso que compõe o edital, ou aquelas que você possui mais dificuldade, divida o tempo de forma que você consiga estudar o suficiente as matérias que tem dificuldade e aquelas também de menor peso revendo os conteúdos já estudados anteriormente.
5) Sabedoria e inteligência – esse sem dúvidas é uma das dicas mais importantes deste guia, porque seguindo estes passos você pode aprender com inteligência, e pode soar redundante mas é de primordial importância questionar duas perguntas: para que e como você estuda.
Esse primeiro questionamento já deve ter sido respondido lá atrás na definição de objetivos e dos seus motivos em busca da aprovação em um concurso público e como você estuda refere-se ao método ou a técnica que você utiliza para aprender, você pode lançar mão também de como ter mais concentração nos estudos, e é apenas buscar técnicas que facilitem uma imersão no conteúdo a ser estudado, quanto mais assertiva sua técnica estiver mais concentração e um melhor resultado.
6) Revisar o conteúdo – isso faz com que haja uma facilitação da memória, tudo que não utilizamos é descartado pelo no cérebro, portanto se você não realizar uma revisão dos conteúdos já aprendidos eles serão descartados pela sua memória.
7) Quanto tempo para ser aprovado em um concurso – controle a ansiedade, muitos concurseiros abandonam os estudos por acharem que estão demorando muito de conquistar a aprovação, vale lembrar de que quanto mais você estuda mais você aprende, quando você tem um objetivo definido você precisa de constância e insistência para alcançá-lo, a reprovação em alguns concursos até chegar no que você realmente almeja só te tornarão mais forte., o final só poderá ser aprovação e tudo vai depender do seu grau de persistência.
Escolha os melhores sites para estudar para concursos público.
Sendo bem objetivo e claro, se você não tem persistência desista, você precisa compreender que é necessário ter um nível de conhecimento e se esse nível de conhecimento não for suficiente você não será aprovado, também é necessário analisar o tempo do edital, porque existem concursos que o edital demora anos para sair sendo inatingível nas suas metas estabelecidas.
Neste guia foi resumido ao máximo tudo que é necessário para planejar os seus estudos para concursos em busca de uma aprovação, é esperado que este guia seja útil e norteador para seu sucesso.
Saiba mais; Como estudar para concurso guia completo.