como-estudar-atualidades-para-concurso-publico

Como estudar atualidades para concurso público

Aprender a como estudar atualidades para concurso público é um dos principais desejos dos candidatos, o que faz com que muitos busquem por fórmulas específicas.

A verdade é que essa matéria, que está presente em diversos concursos públicos e isso só aumenta a cada ano, gera muitos questionamentos, apesar de ser considerada como “fácil” por alguns.

Isso porque a matéria é bastante ampla e envolve diferentes temas e subtemas que precisam da atenção dos candidatos, que já precisam estudar assuntos complexos como direito e raciocínio-lógico, por exemplo.

Sendo assim, se você em algum momento já se perguntou como é que se estuda atualidades para um concurso público, esse artigo irá lhe auxiliar bastante.

A partir de agora, irei ensinar a você 10 passos incríveis que irão lhe permitir estudar atualidades de maneira eficaz para concursos públicos, ajudando a contornar qualquer tipo de desafio.

Você verá que estudar atualidades é muito mais do que apenas ficar atento às notícias principais dos jornais e sites existentes hoje.

Se você quer aprender de verdade como estudar atualidades para concurso público, não deixe de acompanhar esse texto até o final!

Leia com Concentração, Memorize Rápido e APRENDA com Facilidade todas as matérias do edital com um Especialista em neuroaprendizagem Renato Alves. Clique Aqui!

1- Atente-se ao edital e veja o que ele pede na matéria

O primeiro passo para que você possa estudar atualidades para concurso público da maneira certa é atentar-se ao edital e aquilo que ele pede sobre essa matéria em específico.

Isso porque a maioria dos candidatos, por ter que ler um edital extenso, acaba pulando certas partes, como os temas de atualidades que irão cair na prova.

Como o tema de atualidades, em geral, engloba qualquer assunto, então você precisa ter em mente aquilo que realmente pode ser cobrado e que precisa de maior atenção durante seus estudos.

Saiba que não são todos os tópicos e conhecimentos de atualidades, como política, educação, segurança, economia e meio ambiente, que vão ser relevantes para a prova que você irá fazer.

A leitura atenta do edital evita que você perca tempo pesquisando sobre tópicos que não vão ser cobrados e que seja possível estabelecer o seu foco naquilo que pode realmente cair no concurso em questão.

2- Estude a banca da prova para conhecê-la bem

Estude a banca da prova

A segunda dica a respeito de como estudar atualidades para concurso público é estudar bem a banca avaliadora, ou seja, aquela que irá ser a responsável pela realização da prova.

Cada banca possui suas próprias características e a sua forma de criar as questões para as provas, dos mais diversos assuntos, inclusive a maneira como é cobrado cada material no edital.

É por isso que após ler o edital, o próximo passo deve ser conhecer bem qual é o perfil da banca do seu concurso, o que lhe permitirá saber como ela faz as questões sobre atualidades.

A maioria das bancas formula questões similares concursos após concursos, então estudá-las permite que você saiba como o tema irá aparecer.

O costume a respeito de como as perguntas das questões são feitas e as próprias respostas em forma de alternativas irá permitir que você não caia nas famosas “pegadinhas”, que algumas bancas fazem, e aumente o seu percentual de acerto.

Lembre-se: estudar atualidades não é só assistir o jornal! Conhecimento do edital e da banca também faz muita diferença nos seus resultados.

LEIA com concentração, APRENDA com método e GUARDE todas as matérias do edital com um especialista em neuroaprendizagem.

3- Esteja sempre acompanhando os noticiários

Não há como fugir disso: se você irá fazer uma prova de concurso público que cobra atualidades, uma das maneiras de estudar a matéria é por meio dos noticiários.

O melhor de tudo é que você já não precisa mais ficar grudado em frente à televisão para acompanhar as últimas notícias do país e do mundo.

A maioria dos canais de televisão possui portais na internet que permitem às pessoas acessarem todas as notícias em tempo real.

Além disso, hoje em dia você pode optar por muitas outras opções para acompanhar as últimas notícias, como veículos alternativos, as revistas semanais, por rádio, jornal impresso e redes sociais.

A dica que ajudará você a ter um maior conhecimento sobre atualidades para o concurso público é sempre acompanhar, no mínimo, dois noticiários que sejam de mídias diversas, como é o caso da televisão e de um site de notícias.

As pautas ou assuntos tratados pelos diferentes noticiários são sempre os mesmos, o que irá mudar serão as análises realizadas pelos veículos de comunicação.

Além dos jornais, você pode também estar acompanhando as famosas mesas de discussões ou de entrevistas, que podem ser vistas na televisão ou no YouTube, para aprender mais sobre as notícias atuais.

4- Os assuntos do momento devem estar em dia

Além de acompanhar as notícias do dia a dia, que irão lhe permitir estar sempre atualizado, é importante também acompanhar os principais assuntos do momento.

Há sempre aqueles temas que estão em pauta constante e nunca deixam de ser comentados nos noticiários, nas redes sociais ou nos sites na internet.

É o caso da pandemia da COVID-19, dos problemas econômicos, como a inflação, que acometem o país ou mesmo o entrave entre EUA e China.

Apesar de serem tópicos que as pessoas veem constantemente, a maioria já os lê, vê ou ouve no piloto automático, sem prestar atenção ao que realmente está sendo dito ou mostrado.

Com isso, você pode acabar perdendo uma ou duas questões porque não achou que prestar atenção aos temas do assunto fosse tão importante, colocando em risco a sua aprovação.

5- Sempre considere os pontos de vista distintos

Em um mundo cada vez mais polarizado, nada mais normal do que as pessoas procurarem sempre pelas notícias que estejam mais de acordo com aquilo que elas pensam.

Assim, pode ser que você acabe buscando notícias atuais apenas em jornais, sites ou mesmo programas de rádio que falem o que está de acordo com seus princípios e com as causas que defende.

Isso pode trazer sérios problemas para quem vai fazer concurso público, ainda mais para quem acaba acreditando em tudo o que vê nas redes sociais, caindo nas chamadas “fake News”.

Não importa no que você acredita, mas sim o que é verdade e é isso que os avaliadores que irão criar a prova de atualidades vão fazer.

O que você deve fazer, portanto, é considerar sempre pontos de vista distintos a respeito de um mesmo assunto ou tópico, o que vai lhe permitir ter perspectivas diferentes para analisar a questão e saber qual é a verdade.

O candidato que está estudando para passar em um concurso público não deve ficar preso a um viés político, mas sim buscar por canais com visões sociais e políticas diferentes para aprender ao máximo.

6- Busque por vídeos e podcasts

estudar com vídeos

A presença cada vez maior de canais de notícias e opiniões no YouTube e a popularização dos podcasts permite que as pessoas tenham acesso a mais conteúdos.

Para você que deseja aprender de verdade a como estudar atualidades para concurso público, usar esses canais de mídia independente é uma excelente forma de consumir mais notícias e assuntos do momento.

É claro que você precisa ter cuidado com aquilo que consome, pois mais uma vez ressalto aqui como as fake News podem ser prejudiciais.

Além disso, qualquer pessoa pode dar sua opinião em meio a um ambiente diverso, como a internet e os canais de streaming, entretanto, isso não quer dizer que o que é dito é verdade ou mesmo está certo nos parâmetros da lei.

Você precisa aprender a filtrar os conteúdos, sabendo o que é bom e aquilo que não irá ajudá-lo a estudar atualidades para concurso público, o que vai permitir uma preparação bem melhor.

7- Estude usando as questões comentadas

As questões comentadas, muitas vezes, não recebem a atenção que devia dos candidatos para concursos públicos, o que é um erro enorme.

Essas questões, que contam com gabaritos comentados, permite que você não só conheça como a banca cobra o tema, mas também estude de uma maneira bem mais eficiente e com maior direcionamento.

Os comentários dessas questões trarão um conhecimento bem mais amplo do que apenas olhar a resposta por se o item em questão está certo ou está errado.

Em geral, esses comentários são feitos por professores da área e, portanto, com um amplo grau de conhecimento.

Estudar a partir disso vai permitir a você compreender muito melhor cada assunto e vai lhe preparar para aquelas questões similares que caírem em sua prova.

A dica é buscar sempre sites que permitam a você um banco de questões ou ver provas anteriores, que mostram as questões abordadas com as respostas e os comentários.

Usar técnicas de Memorização é umas das principais dicas para fixar o conteúdo e ficar na frente da concorrência.

8- Estude resolvendo questões

Anteriormente, você pôde ver como é possível estudar o tema de atualidades através das questões comentadas, que dão um conhecimento mais amplo e permitem uma preparação maior.

Entretanto, isso não quer dizer que você não deva resolver questões para ampliar a sua preparação, afinal, com essa tarefa será possível testar como está o seu conhecimento.

Responder questões é também uma ótima forma de ir conhecendo a banca avaliadora do seu concurso na prática, o que vai facilitar muito na hora H da resolução da prova real.

Um grande erro que muitos candidatos cometem quando estão estudando para concursos públicos é não resolver questões.

Alguns fazem isso por preguiça, enquanto outros evitam esse exercício por medo de perceberem que não estão preparados.

Se você não responder as questões e não souber que precisa aprimorar seus estudos e aumentar o seu conhecimento, de nada adiantará na hora da prova.

Não tente se enganar achando que isso está te ajudando, pelo contrário, os exercícios são essenciais em qualquer matéria para concurso, o que inclui atualidades.

Logicamente que você deve sempre buscar por aquelas provas mais recentes, que tratem de assuntos que ainda estão atuais e que podem cair no seu concurso.

Não faz sentido, por exemplo, responder questões sobre atualidades de concursos que ocorreram há 10 anos, pois a maioria dos temas já mudou.

9- Crie seus próprios resumos

Fazer resumos é uma ótima opção para quem quer aprender a como estudar atualidades para concurso público.

A maior parte das pessoas acredita que resumos são apenas para matérias como direito, português ou mesmo raciocínio lógico, e deixam os temas de atualidades de fora.

Você deve sempre fazer resumos tendo como base os temas que foram pesquisados e que provavelmente cairão na prova, e a partir daí é possível criar também esquemas ou mapas mentais para fixar melhor o conteúdo.

Existem muitas técnicas e estratégias que você pode usar para resumir os assuntos, por isso pesquise e veja aquele que mais se encaixa em seu perfil.

Há até a possibilidade de criar suas estratégias pessoais de aprendizado, facilitando assim a aquisição de conhecimento para a prova.

10- Faça redações para aprender

Além dos resumos, uma outra dica de como estudar atualidades para concurso público é fazer redações para aprender sobre cada tema do edital sobre aquela matéria.

A prática da redação exige que você desenvolva um tema por completo, o que permite um aprendizado muito mais aprofundado e que irá fazer toda a diferença no momento de resolver as questões da prova.

O hábito de escrever, que também pode ser exercitado nos resumos, leva você a conseguir realmente fixar um conteúdo na sua mente, muito mais do que apenas ler ou ficar repetindo para si próprio em voz alta.

Coloque essa dica em prática e veja como ela vai lhe permitir chegar na prova com todos os temas de atualidades na ponta da língua.

Além de fazer redação é bom incrementar algumas dicas de como estudar para concurso com eficiência.

Conclusão

Como você viu, estudar atualidades é sempre muito importante para quem deseja fazer concurso público, já que é uma matéria cada vez mais cobrada pela maioria das bancas e para os mais diferentes cargos.

Neste texto, você pôde ver passos incríveis que irão lhe auxiliar a estudar e aprender da melhor forma sobre cada tema de atualidade, ajudando assim a chegar na prova e acertar o maior número de questões.

Gostou do artigo de hoje sobre como estudar atualidades para concurso público com eficácia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.